This is an old revision of the document!


Instruções para Instalação

Onde obter o Zotero?

O Zotero pode ser obtido em sua página de download. Certifique-se de instalar, também, o conector do Zotero em seu browser.

Como instalar o Zotero?

Mac

Abrir o arquivo .dmg que for baixado e arrastar o Zotero para a pasta de Aplicativos. O Zotero poderá ser executado a partir do Spotlight, do Launchpad ou da pasta de Aplicativos e ser adicionado à Dock do sistema.

Windows

Executar o instalador que foi baixado.

Linux

Descompactar o conteúdo do tarball baixado (.tar.bz2) e executar o arquivo zotero a partir do diretório criado.

Para o Ubuntu, o tarball inclui um arquivo .desktop que pode ser usado para adicionar o Zotero à barra de aplicativos. Mova o diretório descompactado para o local de sua preferência (/opt/zotero, por exemplo), execute o script set_launcher_icon para atualizar o arquivo .desktop para a nova localização e crie um link simbólico do zotero.desktop para o diretório ~/.local/share/applications/ (por exemplo: ln -s /opt/zotero/zotero.desktop ~/.local/share/applications/zotero.desktop). O Zotero deverá aparecer na barra de aplicativos.

Alternativamente, usuários do Linux podem utilizar um pacote específico para sua distro em vez de usar o tarball diretamente. Nestes casos, considere o fato que tais pacotes são compilados e distribuídos por terceiros. Nós só forncemos suporte para o tarball oficial.

Como atualizar para uma versão mais recente?

Por padrão, o Zotero deve se atualizar automaticamente. Porém os usuários podem acessar manualmente o comando Buscar atualizações… através do menu Ajuda. Os usuários podem, também, instalar uma nova sobre sobre uma versão anterior sem perder seus dados.

Se você estiver utilizando o Zotero 4.0 no Firefox e quiser atualizar para o Zotero 5.0, você terá de instalar o Zotero 5.0 a partir da página de download juntamente com o conector do Zotero para o Firefox. Para obter mais informação, acesse A Unified Zotero Experience.

pt/installation.1554492412.txt.gz · Last modified: 2019/04/05 15:26 by bbruno