Table of Contents

We’re in the process of updating the documentation for Zotero 5.0. Some documentation may be outdated in the meantime. Thanks for your understanding.

Zotero [zoh-TAIR-oh] Zotero é um extensão gratuita e fácil de usar para o Firefox e que permite coletar, gerenciar e citar fontes de pesquisa. O Zotero está disponível exatamente onde você desenvolve o seu trabalho: no próprio navegador.

Princípios Básicos

O que é o Zotero?

Antes de entender o que o Zotero faz, é importante saber o que ele é. Zotero é uma extensão para o navegador Firefox.



Como instalar o Zotero?

Ao visitar a página zotero.org pode-se instalar o Zotero clicando no botão de download disponível na página. Uma vez instalado no Firefox e reiniciado o navegador, o Zotero pode ser acessado ao clicar o ícone na parte inferior direita da tela do Firefox. O Zotero funciona em um painel próprio, dentro do navegador Firefox.



O que o Zotero faz?

O Zotero é, em seu nível mais básico, um gerenciador de citações. Foi projetado para armazenar, gerenciar e citar referências bibliográficas, como livros e artigos. No Zotero, cada uma dessas referências constitui um item.



Quais tipos de itens existem?

Cada item contem meta-dados diferentes, dependendo do seu tipo. Os itens podem ser de qualquer origem, desde livros, artigos e documentos até páginas da internet, obras de arte, filmes, gravações sonoras, listas, casos ou estatutos, entre muitos outros.



O que se pode fazer com os itens?

A relação de itens aparece na coluna central da janela do Zotero. Os meta-dados de um item são relacionados na coluna direita. Os meta-dados incluem título, autores, editores, datas e todos os outros dados necessário para citar o item.



Organização

Coleções

A coluna da esquerda da janela do Zotero no Firefox apresenta “Minha biblioteca”, que contém a relação de todos os itens. Ao clicar o botão acima da coluna da esquerda é possível criar uma “Nova coleção…” ( new collection ), uma pasta onde se pode colocar itens relacionados a um projeto ou tópico específico. Coleções também podem conter sub-coleções. Um item em uma coleção é como um atalho alternativo para a referência e não uma duplicação ou cópia.



Tags

Itens podem receber tags (marcadores). Os nomes dos tags são definidos pelo usuário. Um item pode receber vários tags, tantos quantos forem necessários. Os tags são adicionados ou removidos com o seletor de tags, acima da coluna da esquerda ou através da guia “Tags” de qualquer item na coluna da direita.



Buscas

As buscas rápidas (Quick searches) apresentam itens cujos meta-dados, tags ou conteúdos correspondem aos termos de pesquisa e são realizadas a partir da barra de ferramentas do Zotero. Ao clicar o ícone da lupa, próximo à caixa de busca, é aberta a janela de busca avançada (“Advanced Search”), que permite buscas complexas ou específicas.



Salvar buscas

Buscas avançadas (Advanced searches) podem ser salvas na coluna da esquerda. Elas são similares às coleções, mas serão atualizadas automaticamente com os novos itens que corresponderem aos termos de busca.

Coletar dados

Anexos

Os itens podem conter notas, arquivos e links anexos. Esses anexos (attachments) aparecem relacionados na coluna central, abaixo do item a que pertencem. Anexos podem ser mostrados ou ocultados ao clicar na seta ou no sinal de mais ao lado do item a que pertencem.



Notas

Notas com formatação de texto (Rich-text notes) podem ser anexadas a qualquer item través da guia “Notas” na coluna da direita. As notas podem ser editadas na coluna da direita ou em sua própria janela. Para criar uma nota sem que ela seja anexada a um item, clique no botão “Nova nota standalone” na barra de ferramentas do Zotero.



Arquivos

Qualquer tipo de arquivo pode ser anexado (attached) a um item. Itens como o PDF de um artigo ou imagens de uma obra de arte podem ser abertos na janela do Firefox, enquanto que outros tipos de arquivo podem ser abertos por programas externos. Pode-se anexar arquivos através da guia “Anexos” na coluna da direita, do botão “Criar novo item da página corrente” na barra de ferramentas do Zotero ou do recurso arrastar e soltar.



Páginas da internet (Web pages) podem ser anexadas a qualquer item como um link ou um snapshot. Um link simplesmente abre a página online. Um “Snapshot” gera uma imagem da página ao armazenar localmente (no computador do usuário) a Web page, tal como ela era quando foi salva, disponível sem que haja uma conexão com a internet.



Capturar itens

Uma vez que o Zotero funciona com o Firefox, é simples criar novos itens a partir da informação disponível na internet. Se um ícone de captura (capture) aparece na barra de endereço do Firefox, o Zotero pode automaticamente criar um item segundo o tipo do documento e preencher os campos de meta-dados. Se um arquivo de texto completo em PDF estiver disponível, ele será automaticamente anexado ao item.



Capturas Individuais ou Múltiplas

Se o ícone de captura (capture) apresenta a figura de um livro, artigo, imagem ou outro item individual, ao clicá-lo o item será adicionado à coleção selecionada no Zotero. Se o ícone de captura é uma pasta, significa que a página da internet possui vários itens selecionáveis. Ao clicar nessa pasta, é aberta uma caixa de diálogo a partir da qual cada item disponível na página pode ser selecionado e salvo no Zotero.



Tradutores

O Zotero usa módulos chamados “tradutores” (translators) para absorver as informações dos sites da internet. Existem tradutores genéricos que trabalham com muitos sites, assim como tradutores escritos para um site específico. Se um site de interesse do usuário não possui um tradutor específico, pode-se solicitar um nos fóruns de discussão do Zotero.



Salvar uma Página Web

Ao clicar no botão “Criar novo item da página corrente” (“Create New Item from Current Page”) na barra de ferramentas o Zotero é criado um item “Página Web” (Web Page) e ela é salva como um snapshot anexo. Esse procedimento salva a própria página como um item e não as fontes bibliográficas disponíveis no site.



Adicionar Itens a partir de um Identificador

O Zotero pode adicionar itens automaticamente (add items automatically) através do número de ISBN, do número DOI (Digital Object Identifier) ou do número de identificação no PubMed (PubMed ID). Esse procedimento pode ser executado ao clicar o botão “Add Item by Identifier” na barra de ferramentas do Zotero, inserir o número do identificador (ID number) e clicar “OK”.



Adicionar Itens Manualmente

Os itens podem ser adicionados manualmente (added manually) ao clicar o botão “Novo Item” (“New Item”) na barra de ferramentas do Zotero e então selecionar o tipo desejado. Os meta-dados podem ser adicionados manualmente na coluna da direita. Além da versatilidade desta opção, ela é importante para inserir dados de documentos primários.



Citação

Citar Itens

O Zotero utiliza uma linguagem de estilos de citação (“Citation Style Language” ou CSL) para formatar citações nos estilos apropriados e em muitos estilos bibliográficos diferentes. O Zotero oferece os principais estilos de citação (Chicago, MLA, APA, Vancouver, etc) bem como uma grande quantidade de estilos de periódicos específicos. Se o Zotero não oferecer suporte a um estilo desejado, pode-se consultar o link requesting styles para informações adicionais.



Integração com Editores de Texto

Os plugins do Zotero para o Word e OpenOffice permitem que o usuário insira citações (insert citations) a partir do software de editor de textos. Isso permite citar facilmente várias páginas, fontes ou qualquer outro tipo específico de referência. São permitidas citações no corpo do texto, em notas de rodapé e em notas finais.



Bibliografias Automáticas

Através dos plugins de editores de texto (word processor plugins) é possível alterar os estilos de citação de um documento inteiro de uma vez só ou gerar automaticamente a bibliografia de um item citado.



Bibliografias Manuais

O Zotero insere citações e bibliografias (citations and bibliographies) em qualquer campo de texto ou programa. Basta segurar e arrastar os itens, usar a cópia rápida (“Quick Copy”) para enviar as citações para a área de transferência (“Clipboard”) ou exportar a referência diretamente para um arquivo.



Colaboração

Sincronização

Pode-se usar uma biblioteca do Zotero em vários computadores através do sincronizador (syncing). Os itens de uma biblioteca são sincronizados através do servidor do Zotero, enquanto arquivos sincronizados usam seu próprio serviço WebDAV para sincronizar arquivos como PDF's, imagens ou áudio e vídeo.



Servidor do Zotero

Itens sincronizados a partir do servidor do Zotero podem ser acessados online através de uma conta no zotero.org. Pode-se compartilhar bibliotecas com outras pessoas ou criar currículos (C.V.) personalizados a partir de itens selecionados.



Grupos

Os usuários do Zotero podem criar grupos (groups) de interesse ou colaborativos. Bibliotecas compartilhadas de grupos permitem o gerenciamento colaborativo de fontes de pesquisa e documentos, tanto online quanto como cliente do Zotero. O site Zotero.org pode ser o eixo central de pesquisa, comunicação e organização dos projetos de um grupo.